Escolha como ler

Relacionamento Abusivo

7 de março de 2015



Hoje quero escrever sobre um assunto que está sendo muito abordado ultimamente: Relacionamento Abusivo. Mas o que é isso?
Relacionamento abusivo é quando você se envolve com alguém que está longe de ser o homem ou mulher da sua vida, devido às atitudes que essa pessoa toma com você, mas claro, sem tirar a sua culpa disto também.
Relacionamento abusivo é quando infelizmente você se ama tão pouco, mas tão pouco que você pode se manter por anos dentro de uma relação em que é constantemente humilhado e abusado, tanto corporal como psicologicamente. É aquela pessoa que vai dizer que você é feia, gorda, burra, que não tem capacidade de melhorar. É uma pessoa que te trai diversas vezes e depois diz que se arrependeu, mas continua fazendo isso. É aquela pessoa que pode realmente chegar ao ponto de te machucar fisicamente, por meio de brigas ou mesmo tentando te forçar a fazer algo que não quer.
Nossa! Mas quem se presta a estar numa situação dessas? Muita gente, incluindo você e eu...é sim. A mais pura realidade é que somos abusadas quando deixamos de nos amar, de nos valorizar, de achar que aquele cara é o máximo porque mesmo com todos os meus defeitos, ele prefere ficar comigo...
Basta! Eu não vim aqui dizer pra você que a culpa é deste homem ou desta mulher. Eu vim aqui dizer que a culpa é sua! Sim, sua. É você que está dentro de um buraco tão fundo, que não consegue enxergar que você precisa se dar valor, que a pessoa que está com você tem que ter orgulho, admiração e não vergonha de você! Esse passo nós é quem damos e às vezes, sinceramente, nem percebemos que estamos num relacionamento abusivo. Posso dizer por experiência própria. Sim, eu não estou aqui apontando o dedo pra vocês apenas, pois também já passei por isso.Tive uma relação faz muitos anos em que o rapaz não me levava quando viajava para sua cidade natal e sabem o motivo? Porque eu não tinha o padrão de beleza da última ex dele e possivelmente ele seria zoado por isso, sei lá. Ele sempre tentou fazer eu ficar magrinha, só que eu não tenho esse estereótipo, mas eu ficava ali tentando melhorar pra ele se orgulhar de mim, mesmo lá no fundo eu sabendo que não o amava, pra mim soava como um sacrifício para ele reconhecer o meu esforço... é, eu sei...muito estúpida. Mas eu consegui dar  a volta por cima, terminei e eu nunca me senti tão bem, tão feliz depois de me livrar daquele "peso" e de todos os erros que eu estava cometendo comigo mesma.

Eu trabalhei uma vez com uma mulher que chegava no serviço com o rosto e corpo arranhados e muitas marcas roxas de luta corporal. Uma pessoa perguntou a ela o que era aquilo e ela respondeu que o marido, dormindo, acordava pela noite batendo nela, como se estivesse batendo em um homem e nunca se desculpou. Isso gerou um burburinho e todas as meninas que trabalhavam lá começaram a reclamar com ela e perguntaram porquê ela não largava aquele homem. Ela disse uma coisa que nunca vou esquecer...as palavras dela foram: " Mas ele é meu marido. Ele pode fazer isso". Houve um silêncio geral e todas voltaram ao trabalho...Elas não concordaram, simplesmente pensaram como eu pensei na hora. Se ela tem sido agredida e tem aceitado isso com tanta facilidade e naturalidade, nada que qualquer pessoa falasse para ela ia valer, porque ele podia bater nela pelo simples fato de ser o marido....Gente! Acorda pra vida! Ninguém tem o direito de te bater, você não é posse de ninguém! O seu marido tem o único direito de te amar, te admirar e se você estiver precisando de ajuda, ele é quem tem que estender a mão pra te ajudar, sendo companheiro e amigo. Tá errado acreditar que alguém pode abusar de você, independente do motivo.

Então, para concluir digo e repito mil vezes! Se dê VALOR! Se AME! Seja você mesma! Não deixem que outras pessoas entrem em sua vida e roubem o que você tem, não deixem apagar a sua personalidade! Saia desse relacionamento em que você não pode ser autêntica, não pode usar as roupas que quer, a maquiagem, que às vezes não pode nem sorrir. Liberte-se do que te faz mal!
Eu quero que você olhe o seu relacionamento hoje e pergunte a si mesmo se você está feliz, ou se você tem se deixado sabotar e está vivendo num relacionamento falido desses. Se sim, eu espero que com este texto vocês consigam acordar deste pesadelo e começar a viver uma vida de verdade. Eu consegui sair, então eu tenho certeza que você consegue também. Eu me dou VALOR e dou a você também, mesmo que ainda não te conheça, eu sei que você tem VALOR e você precisa acreditar nisso também. Receba essas gotas de VALOR que eu deposito em você e se ame mais. Faça a sua vida valer a pena, pois isso só depende de você! Seja muito FELIZ!

Déh

PS: Lembro que aos 16 anos comecei a escrever um livro que uma das personagens sofria muito em um relacionamento abusivo. Engraçado porque mesmo tão nova e sem conhecer nenhum caso real, eu já abordava um assunto tão complexo e duro. Bem, infelizmente não o lancei, mas se um dia tiver essa oportunidade, sei que vai ser de grande ajuda para muitos.
  • Home
  • Saiba mais
  • Leia aqui
  • Sitemap
  • Contato
Back to top