Último dia do primeiro mês do ano. Menos um mês de um ano ainda cheio de incógnitas, surpresas e mistérios. Posso dizer que os dias passados foram bons e me trouxeram muito aprendizado.
Por isso mesmo é que hoje vim aqui falar um pouco sobre confiança: palavra que usamos muito, mas na verdade pouco se entende sobre o que seja confiar de verdade. Remetemos muito o sentido da confiança, quando tratamos de outra pessoa, mas confiança, a base dela, é você confiar em si próprio. É ter segurança e saber que você é capaz de vencer seus desafios e criar mais metas para vencer. A confiança nasce primeiro dentro de você e depois sim, você vai ter capacidade de confiar em outras pessoas, ou não.
A questão é que a confiança é a base de tudo: de uma firme e duradoura amizade, de uma união, de uma família feliz, etc. Mas convenhamos que muito se fala em confiar, mas não temos de fato segurança para confiar tão fácil nas pessoas. Posso arriscar que é mais fácil confiar em certos animais do que em algumas pessoas que sorriem e te abraçam, mas que na verdade só querem o seu mal. Bem, infelizmente temos que lidar com pessoas assim dia após dia...
Eu não vim aqui hoje escrever que você deve sair por aí confiando em tudo e todos. Não mesmo! Até porque eu mesma não faço isso. Conselho se fosse bom, não se dava e sim vendia não é? 😆
Eu quero com esse texto apenas alertar que muitas vezes nós perdemos a confiança em pessoas por um erro que se analisado bem, pode ser perdoado, ou não. A questão é que temos que ser mais maduros para determinadas situações na nossa vida. Existe aquela máxima: Errar é humano...sim, eu concordo, mas permanecer no erro também é algo grave, só que maior erro que esse é não dar oportunidade para a pessoa que errou com você. Da mesma forma que eles erram, você erra também. Partindo deste ponto de vista, podemos perceber quem realmente te valoriza ou não. Agora, se você já deu várias oportunidades e essa pessoa vive pisando na bola contigo, bem, daí quem está errado é você.
Vamos falar sobre confiança...Confiança pra mim é:
- Não precisar estar perto para saber que a pessoa está com você;
- Acreditar em si e saber que pode vencer seus desafios sem medo;
- Não segurar na mão, mas ficar rodeando a criança que está aos poucos aprendendo a andar; a criança sempre saberá que pode contar com a ajuda do seu protetor;
- Poder falar a verdade sem medo de ser mal interpretado;
- Não precisar falar e só com os olhos descobrir o que a outra pessoa está pensando;
- Ficar muito tempo longe da pessoa, mas quando se encontram parece que só passou um dia;
- Respeitar as diferenças e mesmo assim gostar de ficar junto.
Enfim, temos milhares de exemplos de confiança, mas o fato real é que confiança vem de pequenos gestos e também de poucas palavras. Confiança está no sentir! Se você confia em alguém que já te decepcionou, dê a chance para perceber se de repente você não foi injusto. Tantas vezes perdemos amigos por falta de compreensão não é? Tente ser mais paciente, tente criar mais afeto e aprenda a perdoar. Se tiver de ser, seja o que for, você vai conseguir salvar isso. E dê valor a quem te perdoa, quando é você que está errado. A confiança anda junto com a compreensão, com o perdão, com o amor. Se você ama, você passa por cima de muita coisa para ficar bem e fazer a pessoa que gosta se sentir bem também!
A confiança é uma semente que se planta e pode germinar ou não. Se germinar, ela pode crescer e dar muitos frutos, mas se não for uma boa semente, ela não irá vingar. Portanto, plante a sua semente e dê tempo ao tempo para saber se realmente vale a pena confiar no seu próximo. Eu espero realmente que sim! Confiança é a base de tudo, é a raiz que segura e passa os nutrientes para uma árvore frondosa e cheia de frutos. Tente você também ser mais confiante e compreensivo.
Que de hoje em diante você seja mais analítico para saber em quem realmente pode confiar e que você também seja uma pessoa mais segura e confiável para os outros.
#gotasdevalor
♥Deh♥